Nossa proposta pedagógica:
Está alicerçada em uma concepção de sociedade, de educação, de escola, de professor e de aluno que visam contribuir com a formação humana, com a cidadania e com o desenvolvimento da consciência crítica para a emancipação das pessoas.
“Uma ação educativa que transforme os educandos em pessoas capazes de transitar em tempos passados e no tempo presente, em antigos e novos espaços, voltando o olhar para dentro de si e para o mundo, numa perspectiva interacionista.”
Concebemos a Proposta Pedagógica, também, por meio de seus Pressupostos Epistemológicos. O que significa que ele organiza e amplia o saber escolar sem que haja uma significação do conhecimento científico. Ou seja, enfoca o conhecimento como um processo dinâmico, situado em contextos reais, sociais e históricos, sem permanecer na neutralidade.
Nessa perspectiva, propomos que o professor possa trabalhar com o conhecimento trazido pelo aluno de modo a relacioná-lo com as novas sistematizações de ensino. O que implicará a aquisição de conhecimentos, habilidades intelectuais, atitudes, valores fundamentais de cooperação, iniciativa, organização,responsabilidades e autonomia nas decisões.
O ensino é considerado como fonte de reflexão e investigação.
O professor é considerado um articulador dos processos de ensino e aprendizagem.
Em seus recursos didáticos, propomos:
- situações pedagógicas que envolvem a pesquisa de diferentes naturezas ( de campo, bibliográficas.);
- oficinas;
- trabalhos em grupo;
- debates;
- estudos dirigidos;
- demonstrações em laboratório;
- Estudo de texto;
- visitas;
- observações.